26 julho, 2013

(Entrevista #10) Autora Janethe Fontes

Bom dia!!! A autora da nossa entrevista de hoje é a Janethe Fontes, autora dos livros Vitimas do Silêncio, Sentimento Fatal e Doce Perseguição, e ainda ela conta pra gente que esta vindo livro novo por ai! Conheçam mais sobre esta maravilhosa autora!


Vamos às perguntas: 

1-      Fale um pouco sobre você
Não gosto muito de falar sobre mim... Sou uma pessoa tão comum. Mas, enfim, segue uma breve descrição: Sou uma sagitariana apaixonada pela vida, pela família (incluindo meus filhos de 4 patas) e também pela natureza. Sou ainda escritora nos momentos de inspiração, blogueira nos momentos vagos, palestrante quando possível, securitária no dia-a-dia e leitora viciada, além de esposa, mãe e outras coisas.

2-      Por que decidiu se tornar escritora?
Não houve exatamente uma decisão. Sempre gostei muito de ler e escrever e sempre fui muito criativa também. Então, acho que uma coisa foi levando à outra.

3-      Desde quando você escreve?
Comecei escrevendo umas poesias horrorosas aos 13. Mas apenas aos 28 anos de idade, iniciei a escrita do meu primeiro romance: Vítimas do Silêncio.

    4- Quais são seus hobbies?
Adoro ler e escrever e ficar com meus filhos, inclusive os de 4 patas. Curto também muito a natureza. Sinto uma paz profunda quando estou em meio à natureza.

5- Como é a vida de escritor?
Difícil! Você tem de matar mais de um leão por dia e ainda sobram alguns para te devorar depois!! (rsrs) Falando sério agora, o início é bem complicado porque o escritor precisa despender muito tempo para escrever e também dinheiro para lançar sua obra, pois, mesmo quando se consegue publicar por uma editora convencional (o que é muuuito difícil conseguir), ainda assim, aparecem várias outras despesas, como, por exemplo, lançamento do livro com um coquetelzinho bacana, viagens para participar de entrevistas ou saraus, etc.

6- Se você fosse um animal, qual animal você seria?
Possivelmente, um pássaro, desses que voam beem alto.

7- Quando e como teve a ideia de escrever “Sentimento Fatal”? (Eu adorei o livro)
Que bom que gostou!! A violência contra a mulher, ou melhor, de gênero, é algo que me incomoda profundamente. Então, depois que escrevi Vítimas do Silêncio e percebi que o assunto, apesar de forte, tinha sido muito bem “recebido” pelos leitores e poderia ainda ajudar, de alguma forma, as vítimas de violência sexual, achei que poderia “continuar por essa linha”. Estes tipos de assunto (abuso sexual, violência doméstica, crime passional, etc) não são muito abordados na literatura, sobretudo na nacional, então, achei que poderia explorar esse campo e levar esses assuntos à reflexão dos leitores.

8- O que vem primeiro: a história, os personagens ou a configuração?
Vem tudo ao mesmo tempo. Acredita? ...Cabeça de escritor é algo que não dá para explicar mesmo, né? (rsrs)

9- Em que ou em quem seus personagens são baseados?
Personagens reais, mas “remodelados” para as histórias. Nunca criei uma personagem que fosse a cópia exata de alguém que conheço. E, exceto em caso de homenagem, não creio que seja muito ético por parte do escritor “usar” de pessoas conhecidas em suas histórias.

10- Qual seu autor favorito?
Nossa, são tantos! Sou tão eclética em termos de leitura (só não curto muito autoajuda), que seria injusto se citasse apenas um autor. O que posso lhe dizer é que Érico Veríssimo foi um dos autores que mais me marcaram na adolescência.

11- Qual seu estilo literário favorito?
 Romance com pitadas de aventura e suspense, e com uma dose caprichada de realismo, é tuuudo!!!

12- Como faz a divulgação do seu trabalho?
 Não me considero uma boa “marqueteira”, mas faço o que posso através das redes sociais. Não tenho muito tempo para trabalhar na divulgação dos meus livros, então, vou fazendo o que dá e na medida do possível.

    13- Para terminar, fale um pouco do seu trabalho!
Acho que vou aproveitar “a deixa” para vender meu peixe (rsrs). Eu tenho, atualmente, 3 livros publicados, sendo que meu 4º livro, O voo da Fênix, sai ainda neste ano:
 Vítimas do Silêncio, lançado em 2008 pela Editora Universo dos Livros e em 2011 pela Editora Baraúna (2ª edição), mas agora também pode ser encontrado em e-book no site da Amazon, por uma ninharia(!); Sentimento Fatal, lançado em 2011 pela editora Dracaena e Doce Perseguição, lançado em 2012 pela Editora Giostri. Meus livros podem ser comprados, por um preço muito especial, em minha lojinha, ou em livrarias físicas e também virtuais de todo o país. E para quem quiser conhecer um pouco mais dos meus trabalhos, seguem meus endereços eletrônicos:

Aproveito também para agradecer, de todo o meu coração, a todos os meus amigos e leitores que me acompanham nesta louca jornada!


Um comentário:

  1. Gostei!!!
    Pretendo ter alguns dos títulos da autora em minha estante!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog! Deixe seu comentário, saiba que sua opinião é muito importante para nós!!!