07 agosto, 2013

(Entrevista #14) Fabiana Cardoso

Boa noite! Nossa entrevista de hoje é com a autora do livro ADQS, a Fabiana Cardoso. Vamos saber de onde surgiu a ideia de escrever ADQS e muito mais, e em breve teremos a resenha deste livro!


Vamos as perguntas:

1- Fale um pouco sobre você. 
Oi Brenda, antes de qualquer coisa quero agradecer o espaço no seu blog e o apoio ao meu livro. Tenho 36 anos, sou formada em fisioterapia e trabalho na área, em São Paulo. Nas minhas horas vagas, gosto de escrever e lancei o livro ADQS na Bienal de São Paulo em 2012. Gosto de ler, assistir filmes e viajar, pois adoro conhecer novos lugares.

2- Por que decidiu se tornar escritora? 
Desde a adolescência sempre gostei muito de ler. Nessa época já escrevia alguns contos e criava histórias. Entre 97/98 escrevi o romance policial ADQS, que é a sigla para uma Organização Secreta Brasileira. Onde ex-criminosos recebem uma nova identidade e devem desvendar crimes. Ao ingressar na faculdade, parei de escrever para me dedicar aos estudos.
 Em 2010, quando me casei e fiz a mudança, encontrei os meus escritos e me diverti muito ao reler as aventuras desses agentes secretos nacionais. Então resolvi atualizar e publicar na internet, para minha sorte a Editora Modo fez o convite para a publicação. Somente com a publicação percebi que havia me tornado escritora.

3- Desde quando você escreve? 
Desde 94 que escrevo contos e histórias curtas. Sempre tive muita criatividade e qualquer ideia diferente que surge, passo a imaginar o desenrolar de uma trama, como se fosse um filme passando na minha cabeça. Já ouvi dizer que pessoas quietas têm mentes barulhentas (risos). Essas histórias vão tomando forma e tenho que passar para o papel.

4- Quais são seus hobbies? 
Gosto de ler, assistir filmes, acessar a internet e viajar. Todos os lugares descritos no livro eu conheci pessoalmente.

5- Como é a vida de escritor?
Continuo minha vida normalmente, trabalhando como fisioterapeuta e escrevendo nas horas vagas. A diferença é que hoje dedico mais tempo as redes sociais para divulgação do livro e contato com os leitores. É muito gratificante receber mensagens de leitores: elogiando personagens, comentando passagens do livro durante a leitura, e ansiosos pela continuação. A internet, através do Blog, Facebook e Skoob é maravilhosa nesse sentido, pois estou recebendo opiniões de todas as partes do Brasil.

6- Se você fosse um animal, qual animal você seria? 
Que pergunta difícil (risos). Não sei, gosto muito de gatos, são tranquilos, carinhosos, apesar de dorminhocos. (risos) Em ADQS a personagem principal tem um gatinho.


7- Quando e como teve a ideia de escrever “ADQS”?
Sempre fui fã de livros, filmes e séries sobre espionagem. Sir Arthur Conan Doyle, com seu detetive imbatível Sherlock Holmes e Agatha Christie foram minhas maiores influências para escrever sobre investigação de crimes.
 O filme A Assassina e os filmes de James Bond, o espião, tiveram uma grande contribuição. Assim como as séries Missão Impossível (na época formada por uma equipe) e Anjos da Lei. Mas eu queria que os personagens fossem brasileiros, vivenciando situações em nossa realidade, na cidade onde moro, que é São Paulo.

8- O que vem primeiro: a história, os personagens ou a configuração?
No caso de ADQS primeiro veio a história, a ideia de ter uma mulher como personagem principal me fez criar a Thaís. Todos os meus personagens têm uma ficha bem detalhada de características, para que fiquem com suas personalidades bem definidas. Então comecei a escrever e colocar os obstáculos na vida desses agentes secretos, para minha surpresa cada um reage de um jeito, como se tivessem criado vida própria (risos).

9- Em que ou em quem seus personagens são baseados?
Alguns personagens têm muito do que eu gostaria de ser. Na época era muito tímida e tinha poucos amigos, passava a maior parte do tempo lendo e escrevendo. Então criei personagens bem extrovertidos e comunicativos, com características bem diferentes. Gosto de todos eles, cada um vem de um estado diferente do Brasil: a Thaís é determinada, o Henrique é gentil, o Caio é descolado, o Ed inteligente, a Valéria é ponderada, a Bruna é engraçada... Enfim cada um tem a sua personalidade.



10- Qual seu autor favorito? 
O autor que mais me influenciou foi Sir Arthur Conan Doyle, adoro seus livros e seu fantástico personagem Sherlock Holmes que investiga os mais diferentes crimes. O livro “As Aventuras de Sherlock Holmes” marcou minha adolescência.

11- Qual seu estilo literário favorito?
Além do meu favorito Doyle. Li muito Agatha Christie, meu livro favorito “Os Quatro Grandes” e recentemente gosto de Dan Brown, “O Código da Vinci” e Stieg Larsson, com a trilogia Millennium. Todos me influenciaram de alguma maneira, amo suspense, mistério e investigações.

12- Como faz a divulgação do seu trabalho?
A rede que mais utilizo é o Facebook, a interação com os leitores é imediata. E a divulgação do blog e do livro em grupos voltados para a leitura é muito fácil.
Em compensação, o Skoob é a minha rede preferida. Pois na página do livro, os leitores podem colocar suas opiniões, resenhas, assim como dar uma nota para a obra. Afinal, a comunidade é voltada para os leitores.
Faço postagens no meu blog, Wattpad e twitter. O que mais tem divulgado o meu trabalho são as parcerias com blogs literários, que estão divulgando e resenhando o livro. Já que sou uma nova autora e não tenho acesso a grande mídia.

13- Para terminar, fale um pouco do seu trabalho!
ADQS é uma Organização Secreta Acima De Qualquer Suspeita. Espero que os leitores se arrisquem nessa aventura e se envolvam com seus personagens. O livro, além de investigações, tem romance, mistérios e humor. Deixo um convite para que venham Desvendar essa Organização Secreta!
Estou escrevendo a continuação, ADQS 2 – Desafiando as regras da Organização, onde vou mostrar novas aventuras dos agentes dessa organização secreta.
Paralelamente, estou trabalhando em um romance de época que tem o título provisório “Encontro com o Destino”, algo bem diferente, que adorei fazer a pesquisa histórica, compor os personagens e escrever.


Além dos contos que vão participar de coletâneas, O Amuleto e Quase Morto.

*Conheça um pouco de "ADQS":


Sinopse:
Cíntia encontra-se envolvida com um criminoso de Florianópolis, até presenciá-lo cometendo um assassinato e perceber, então, o perigo que está correndo. Mas em sua fuga desastrosa é presa em flagrante por tentativa de homicídio. Suas alternativas são: denunciar o ‘namorado’, praticamente, assinando sua sentença de morte ou ser presa e permanecer um longo tempo na prisão. Na delegacia acaba conhecendo Henrique, um homem charmoso e misterioso que faz uma proposta – a garantia de que não irá para a cadeia. O que ela não imaginava é que seria recrutada para fazer parte de uma organização secreta, assumindo a identidade de Thaís Torres e se mudando para São Paulo. Agora a mais nova agente da ADQS terá que investigar crimes que a polícia comum não conseguiu resolver, arriscando sua vida nas operações pouco convencionais da organização. Aos poucos, Thaís desvenda os mistérios da organização secreta, vivendo fortes emoções em suas missões e se arriscando em um romance proibido. Mistério, aventura, humor e romance fazem parte desta trama.

2 comentários:

  1. Oi Brenda

    Adorei responder a entrevista. Agradeço apoio e carinho.

    Beijos Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você querida, por responder a entrevista!!! Fiquei muito feliz em te conhecer melhor!!!

      Beijos,
      Brenda Ellen

      Excluir

Obrigada por visitar o blog! Deixe seu comentário, saiba que sua opinião é muito importante para nós!!!