23 janeiro, 2015

(Entrevista #20) Carla Montebeler

Bom dia!!! Hoje teremos entrevista com a autora Carla Montebeler, que além de autora é minha amiga. Ela vai contar para vocês um pouquinho do grande trabalho dela!! Esta foto baixo tiramos na Bienal do livro de Minas 2014! Gostaria de agradecer a autora pela disponibilidade para responder a entrevista para o blog, Carlinha muito obrigada pelo carinho e atenção!!! Agora vamos as perguntas...



1- Fale um pouco sobre você.
Bem, eu tenho 40 anos, sou casada com o Fabiano, mãe do Guilherme. Tenho um relacionamento pessoal com Jesus. Toco teclado, violão e contra baixo. Adoro fotografia. Não consigo dormir sem ler. Uso tinta vermelha no cabelo.  Tenho mais livros que sapatos. E olhe que tenho muuuuitos sapatos. Adoro novos amigos.  Cozinho bem. Gosto de trabalhos manuais, mas não tenho talentos nessa área (compenso com insistência!) Jogo Xadrez. Adoro viajar. Estudo hebraico. Rio alto. Rio em velórios. Sou caçula de doze irmãos. Assisto muito desenho animado. Calço 37. Apaixonada por cinema.

2- Quais são seus hobbies?
Papear com meus amigos, ler, fotografia, tocar (toco teclado e violão), ganhar do meu marido no xadrez, ganhar dos meus amigos no Uno, War, Banco Imobiliário, dormir, assistir filmes e séries. 

3- Desde quando você escreve?
Escrevo desde os quinze anos. Mas não tinha coragem para levar a coisa adiante. Escrevia estudos, crônicas, sermões... Até me aventurei com alguns livros. Aos trinta foi que decidi que levaria minhas histórias a outras estantes, decisão da qual, até hoje, não me arrependi.

4- Qual seu estilo literário favorito?
Acho que todos! Uma das lembranças mais gostosas da minha infância são as que estou no colo da minha irmã e ela lia gibis da Turma da Mônica pra mim. Tinha uns três anos.  Aos seis, já alfabetizada, continuei lendo tudo o que me caía nas mãos, até bula de remédio. Adorei quando, ao entrar pra escola, descobri que EMPRESTAVAM livros pra gente! Uau!! A série Vagalume foi amor à primeira vista.  Daí pra cá, o prazer e o vício da leitura se misturaram ao sonho de me tornar parte desse mundo. Leio de tudo e acho que a originalidade de um autor não tem preço.

5- Onde costuma se inspirar?
 Minha inspiração certamente foi a história de Israel, que adoro e acho que deveria ser mais conhecida!

6- O que você mais gosta na vida de autora?
A reação dos leitores! As pessoas que nos dão feed back, dizendo como se identificaram, as emoções que sentiram... Isso não tem preço. Algumas pessoas da terceira idade e que foram alfabetizadas agora, tiveram O Vale de Elah como o primeiro livro que leram: este é o maior prêmio que guardo no meu coração.

7- Como e quando teve a ideia de escrever “O Vale de Elah”?
Eu já conhecia História de Israel, não só pelo curso de teologia ou de História, que foi o que estudei na faculdade, mas pelos anos que li e ensinei sobre a História de Davi. Então, enquanto imaginava os motivos que poderiam levar alguém a se meter numa Caverna daquelas, Samah foi tomando forma na minha mente. Fiz um mês de pesquisas, já que nunca estive em Israel, e a história praticamente pulou pro papel!

8- O que vem primeiro: a história, os personagens ou a configuração?
O personagem, certamente. Os lugares, a história e os outros aspectos da obra não podem ser construídos sem ter 'alguém' como ponto de partida. Nas Crônicas de Adulão, por exemplo, toda a história dos hebreus, inclusive os povos vizinhos, estão na perspectiva de Samah.

9- Em que ou em quem seus personagens são baseados?
Ich... em várias coisas: nos meus sonhos de 'homem', 'amigo' e 'filho' ideais, em alguns traços de amigos queridos. Apesar de alguns de meus personagens existirem na narrativa bíblica, como a aparência e as personalidades eu inventei, já que a Bíblia relata apenas os feitos, não as emoções deles.

10- Como é a relação do autor com a editora?
No meu caso, como a editora é pequena, limita-se à produção do livro e prestação de contas das vendas no site. Mas autor desconhecido é assim mesmo. Espero responder essa pergunta de forma diferente daqui a algum tempo.

11- Qual seu autor favorito?
Frank Peretti. Sem dúvida!

12- Como faz a divulgação do seu trabalho?
Principalmente pela internet, na página do livro e da Liga de Autores Mineiros e através dos blogueiros parceiros.

13- Para terminar, fale um pouco do seu trabalho!
As Crônicas de Adulão é uma série de ficção histórica. Tenho também publicado Os Semeadores de Contendas, que é de estudo bíblico. Como gosto de matar um gigante de cada vez, vou terminar os dois livros que ainda faltam da série, para depois fazer novos projetos. Como professora de Escola Dominical durante anos, notei que a maioria das pessoas desconhece a história de Davi. Sabem apenas que um menino matou um gigante. E sempre achei formidável a forma como tudo aconteceu. Eu ensinei algum tempo sobre isso, mas queria atingir um número maior de pessoas. Como sou leitora voraz, eu pensava: ‘puxa, já que no mercado tantos livros falam sobre a realeza inglesa, rei Artur e tantos outros, porque ninguém escreve sobre Davi? Um romance seria muito mais agradável do que uma aula e as pessoas saberiam o que aconteceu.” Então tomei coragem e escrevi eu mesma.  Tem toda uma pesquisa por trás do romance que criei, e os estudantes da Bíblia vão reconhecer o que é história e o que imaginação minha!

Já adicionou no Skoob?
http://www.skoob.com.br/livro/422907ED478931-o-bosque-de-herete
http://www.skoob.com.br/livro/326182ED365598-o-vale-de-elah

Gosta de ebook?
http://www.amazon.com.br/O-Bosque-Herete-Carla-Montebeler-ebook/dp/B00NLHVNFK/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1416840404&sr=8-1&keywords=o+bosque+de+herete

Prefere o livro físico?
http://www.modoeditora.com.br/livros-ver/o-bosque-de-herete/115


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o blog! Deixe seu comentário, saiba que sua opinião é muito importante para nós!!!