13 agosto, 2013

(Entrevista #16) Gleidiane Miranda

Boa noite! Nossa entrevista de hoje é com a autora Gleidiane Miranda, que a pouco tempo lançou o livro infantil "Da cor da noite" e também é autora da coleção "Heróis por acaso", vamos saber o que ela tem para nos contar!!! Ah e nos dias 15 e 16 deste mês ela estará aqui em BH no Salão do livro, eu irei lá para conhecê-la, venham vocês também!!!


1-Fale um pouco sobre você
Tenho 35 anos, sou professora, mãe, esposa e escritora. Tento cumprir todos esses papéis que a vida me deu. Sou uma pessoa batalhadora e busco alcançar meus objetivos, principalmente dentro da área literária, mas caminho devagar, um passo de cada vez. Sou muito agradecida a Deus, pois quando olho para trás, vejo que cresci enquanto pessoa.

2- Por que decidiu se tornar escritora?
Sempre gostei de escrever, de ouvir histórias, embora não tivesse muito contato com livros em casa. No colégio me apaixonei pela série Vaga-Lume, da Ática. Li quase todos os títulos daquela época. Foi então que comecei a sentir inveja dos autores. Sim uma “inveja boa”. Queria conduzir tão bem uma história quanto eles e saber que pessoas que eu nem conhecia, iriam ler o que eu havia escrito. Sempre fui muito tímida e por meio da escrita eu conseguia me expressar melhor, ser engraçada e até emocionar pessoas. Então decidir que queria ser autora. E sou...

3- Desde quando você escreve?
Comecei a escrever poesias quando ainda estava no colégio. Nem sei se posso chamar de poesia, pois era mais uma lamentação de adolescente apaixonada. Aquela história de amor não correspondido, mas as amigas gostavam. Aos 18 anos decidir escrever um livro. E surgiu meu primeiro, Á Beira da Praia, um romance infanto-juvenil que anos depois, foi publicado na coleção Heróis por Acaso juntamente com outros quatro títulos de minha autoria.

 4- Quais são seus hobbies?
Adoro cinema. Gosto de moda e até arrisco uns desenhos (Já quis ser estilista rsrs). Tudo que se relacionam com a arte me chama a atenção. Gosto de criar, recriar...

5- Como é a vida de escritor?
A minha, pelo menos, é tranqüila. Escrevo apenas algumas horas por dia, devido ao meu trabalho de professora. Mas confesso que gostaria que fosse bem mais agitada, com a agenda lotada de eventos. Mas tudo tem seu tempo, não sei se suportaria passar dias sem ver meu filho que tem apenas seis anos e depende muito da minha presença. A melhor parte de ser uma escritora é ser uma boa influência para meu filho. Saber que ele tem orgulho do meu trabalho e ainda ouvi-lo dizer que também quer escrever um livro é muito gratificante.
Outro lado desta nossa vida louca de escritor, que amo muito, é a capacidade que temos de criar, de enxergar em uma pequena cena do cotidiano, uma possibilidade para uma linda história.

6- Se você fosse um animal, qual animal você seria?
Interessante esta pergunta, pois meu filho e meu esposo dizem que sou uma onça. Sou muito “brava”, estou sempre cortando o barato dos dois.  De qualquer forma adoro estampas de onça. Seria uma onça, sem problemas.

7- Quando e como teve a ideia de escrever a coleção “Heróis por acaso”?
Na verdade a coleção não estava em meus planos. Havia escrito três histórias independentes. Todas estavam engavetadas esperando por uma oportunidade de publicação. A oportunidade veio em 2007, por intermédio da Editora FAPI, que por sua vez, só publicava coleção. Tive que escrever mais dois livros e pensar em um nome. Heróis por Acaso, era o nome que eu havia dado a um dos capítulos do livro Filhos da Rua.
Por existir uma relação de heroísmo entre os personagens dos cinco livros, achei que seria bacana se a coleção tivesse este título.

8- O que vem primeiro: a história, os personagens ou a configuração?
No meu caso, história e personagem chegam juntos. Quando penso na história e no tema que irei abordar, já tenho em mente o personagem principal. Não tem como separar, alguém tem que dar sentido á história que estou pensando em escrever. Comigo ainda acontece de já pensar no início e no final que quero dar para a trama, mas é claro que mudanças ocorrem durante o processo de escrita. Quando penso na história geralmente também decido pelo título. Não consigo pensar em um título depois que a história está pronta.

9- Em que ou em quem seus personagens são baseados?
Alguns personagens da minha coleção infanto-juvenil foram baseados na adolescente que fui um dia. Dei a eles uma liberdade que eu gostaria de ter tido naquela época. Já o Luís, personagem do meu novo livro infantil, foi baseado apenas no emocional de algumas crianças que passaram pela minha vida.

10- Qual seu autor favorito?
Eu sempre gostei da Agatha Christie. Aprendi a admirar seu estilo de escrita e todo o mistério que envolvia suas tramas. Mas hoje temos muitos autores nacionais dando show nos estrangeiros, não vou citar nomes, pois seria injusta com muitos.

11- Qual seu estilo literário favorito?
Sou romântica de natureza. Em meus livros, mesmo o infantil, você vai sempre encontrar uma pitada de romance e uma narrativa poética. Gosto de emocionar os leitores e quando quero ler um livro também busco estas características.

12- Como faz a divulgação do seu trabalho?
Quando lancei a coleção Heróis por Acaso, em 2007, ainda não tínhamos toda essa movimentação literária que hoje ocorre nas redes sociais. Meu contato com leitores se dava mesmo nas visitas ás escolas e a divulgação acontecia nessas pequenas palestras. Hoje com o livro que acabei de lançar, o infantil DA COR DA NOITE, pretendo investir melhor na divulgação. Busco espaço na mídia, na internet e continuo com ás visitas ás escolas.

13- Para terminar, fale um pouco do seu trabalho!
Amo escrever! Amo literatura infanto-juvenil. Criar personagens e conduzir suas vidas é fantástico. Meu maior inimigo nisso tudo é o tempo. Ainda não tive oportunidade de abandonar meu trabalho e dedicar somente á literatura. Contudo, sinto orgulho por ter escrito cinco livros na adolescência e anos depois ter encontrado uma editora que acreditasse no meu trabalho. Por intermédio da editora FAPI, lancei a coleção Heróis por Acaso em 2007.

Sinto-me ainda mais orgulhosa por ter lançado meu 6º livro em 2013, mesmo tendo passado tanto tempo longe do mercado editorial, DA COR DA NOITE está sendo muito bem recebido, principalmente nas escolas. Agora é continuar batalhando para continuar neste mercado, que graças a Deus está crescendo muito. E quem sabe um dia eu possa viver da minha arte.

*Quero agradecer a Gleidiane por ter aceito dar esta entrevista para o blog e desejo a ela muito muito sucesso!!!

2 comentários:

  1. Gosto muito de livros infantis pra ler pros meus filhos.
    Não conhecia a Gleidiane. Adorei!
    Beijos. Te acompanhando :D

    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Liege Karina...Desculpe-me por não ter respondido seu recadinho,meu blog estava desativado e não consegui postar comentários aqui. Beijos para os filhos!!

      Excluir

Obrigada por visitar o blog! Deixe seu comentário, saiba que sua opinião é muito importante para nós!!!